segunda-feira, 3 de outubro de 2011

"A Prática da Repetição leva a Perfeição"

 "A Prática da Repetição leva a Perfeição"

   Num campeonato recentemente fiquei observando as lutas não só dos meus alunos mais de maneira geral, e era fácil notar a diferença de um competidor com firmeza e confiança na posição que iria fazer e sua rápida execução em relação a outros. Certamente é o resultado de muito treino e repetição da execução do golpe ou da movimentação.   
Fonte: Café das Onze
   Repetir o golpe sistematicamente não significa que não sabe fazê-lo, mas é o durante os treinos muitos lutadores querem apenas lutar, lutar e lutar!! Mas quando se fala em repetir os golpes ou movimentos específicos como parte do treinamento durante as aulas, muitos alunos não percebem a importância desta parte do “estudo” da arte marcial, e reagem algumas vezes até com má vontade. Alguns chegam a “executar” a posição apenas de um lado sempre deixando de fazer a posição no lado que não é tão hábil.
   Não percebem que através desse estudo pode-se descobrir o seu melhor encaixe, outras variações do golpe e testar sua real eficiência. Como também começar a diminuir a dificuldade que sente em determinado flanco do oponente. Esse é o momento de aperfeiçoar a posição, lapidar determinado movimento e executá-lo de uma maneira tal de fluidez, que o leva a um nível inconsciente para que na hora do combate o lutador execute o golpe sem pensar, o faz por puro instinto, todos os golpes são bons, ou pegam. Mas o único caminho que leva a execução de qualquer golpe para um grau de eficiência, rapidez e qualidade técnica é a prática constante, só com a prática constante, no “rever” das técnicas é que o lutador aumenta seu arsenal de golpes e impõe a sua técnica num combate. Esse princípio é percebido quando um lutador é elogiado pela sua técnica ou criticado com frases do tipo; “ele só sabe dar aquele golpe!” ou “para anular o jogo dele é só fazer isso”.

   O lutador tem que estar com a mente alerta e segura, o seu saber e agir devem ser um pensamento único, a mente deve estar focada ao momento presente da luta, alheio ao placar, ao público. Por outro lado, a medida que o lutador não sabe o que fazer no momento da luta, sua mente para, e consequentemente suas ações também, isso pode significar o fim de sua luta sofrendo uma derrota por pontos ou uma finalização. Para concluir esse texto, repito as palavras do mestre Daisetsu Suzuki, com a seguinte frase: “O conhecimento técnico não basta. É preciso transcender a técnica para que a arte se converta numa arte sem arte, brotando do inconsciente.”.
 
Texto: Luiz Vitor, líder da GAS JJ
Fonte:http://jiujitsuonline.blogspot.com/2011/08/pratica-da-repeticao-leva-perfeicao-por.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário